Andropogon


ORIGEM

 

Em 1973 o Dr. Bela Grof, pesquisador do CIAT (Centro Internacional de Agricultura Tropical), introduziu na Colômbia sementes deste cultivar, proveniente da Estação Experimental Shika da Nigéria.  Esta planta forrageira é nativa da África Ocidental, onde se encontra distribuída amplamente na maioria das savanas tropicais e sub-tropicais, regiões caracterizadas por secas bastante intensas.

 

Este cultivar foi liberado comercialmente em vários países no mundo conforme o quadro abaixo:

 

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS

 

O Andropogon gayanus Kunth var. bisquamulatus (Hochst.) Hack. é uma gramínea forrageira de ciclo perene, de porte alto, que forma touceiras e possui excelente adaptação a regiões de secas prolongadas.

 

As folhas possuem coloração verde claro, a maioria pubescentes, a coloração pode sofrer alteração principalmente nas secas tornando violáceo. Os talos são bastante fibrosos (exige-se bom manejo), as plantas atingem altura média de 1,3 a 1,8m, produzem raízes profundas e altamente ramificadas. 

 

CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS

 

O andropogon possui boa produção de forragem, mesmo em solos de baixa fertilidade, pastejado a cada 5 a 6 semanas (ICA, 1980). A espécie suporta bem as queimadas e devido às características agronômicas da espécie é recomendado, de acordo com as necessidades, um rebaixamento drástico do pasto (sobrepastejo) para eliminação do material fibroso, lignificado e seco, que vai acumulando com o tempo.

 

Este pasto apresenta como principal característica a boa tolerância ao período seco, mantendo boa quantidade de folhas neste período. Além disso, adapta-se a vários tipos de solos, desde os arenosos até os solos cascalhados, os de baixa fertilidade até os mais férteis.

 



AgroIpe - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por EquipeA.com.br