Campo Grande


Histórico/Descrição


 

Os trabalhos para a geração do estilosantes Campo Grande tiveram início em 1990 na Fazenda Maracujá, município de Campo Grande, MS. Naquela propriedade, com predominância de solos Areia Quartzosa, foram encontradas plantas de Stylosanthes capitata e Stylosanthes macrocephala remanescentes de um experimento conduzido em anos anteriores, sobrevivendo sob alta pressão de pastejo, baixos níveis de fertilidade natural e com alto grau de resistência à antracnose, importante doença causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides.

 

Sementes das espécies foram colhidas separadamente e levadas ao Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte) para estudos mais detalhados, onde se identificou em sua composição uma mistura expontânea de 20% de S. macrocephala e 80% de S. capitata.

 

Ao final do mesmo ano, visando à obtenção de plantas mais produtivas e com elevado grau de resistência a doenças, sobretudo à antracnose, iniciou-se um trabalho de melhoramento genético das plantas colhidas na fazenda. Para tanto, dez novos acessos de S. capitata e cinco de S. macrocephala, pré-selecionados na Embrapa Gado de Corte, quanto às produtividades de forragem e de sementes e alta resistência à antracnose, foram semeados em linhas intercaladas com as sementes colhidas na Fazenda Maracujá, para o cruzamento natural entre plantas da mesma espécie.

 

As sementes colhidas de cada espécie foram novamente semeadas no ano seguinte, repetindo-se a mesma metodologia durante seis gerações. Plantas selecionadas de cada espécie, obtidas após os ciclos de estudos, demonstraram boa produtividade, com uniformidade de florescimento e de maturação de sementes, o que possibilitou o uso de automotriz para a colheita. Também as plantas apresentaram certa variabilidade genética, sobretudo para resistência à antracnose, reduzindo a pressão de seleção do patógeno.

 

Para a composição do estilosantes Campo Grande, após a sexta geração, realizou-se a mistura física das sementes das duas espécies, na proporção de 20% de S. macrocephala e 80% de S. capitata, em conformidade com as observações realizadas no início da pesquisa. O estilosantes Campo Grande é composto de duas espécies de leguminosa, o S. capitata e a outra o S. macrocephala. O S. capitata tem hábito de crescimento cespitoso, podendo atingir até um metro de altura. A cor das flores varia do bege ao amarelo.

 

O florescimento, nas condições de Campo Grande, MS, ocorre a partir da segunda quinzena de maio. A maturação das sementes ocorre no final de junho, podendo-se iniciar a colheita quando mais de 90% das mesmas encontram-se maduras. O S. macrocephala possui hábito de crescimento decumbente em estande puro, podendo tornar-se mais ereto em condições de competição por luz. A sua altura pode também atingir um metro e suas folhas são mais estreitas que as de S. capitata e mais pontiagudas.

 

O florescimento, nas condições de Campo Grande, MS, ocorre a partir da segunda quinzena de abril. As flores são, em sua maioria, amarelas, podendo ser encontrados exemplares com tonalidade bege. A maturação das sementes ocorre no final da segunda quinzena de maio e a colheita deve ser iniciada quando houver o máximo de sementes maduras, antes do início da queda dos capítulos, fenômeno muito comum nesta espécie.



AgroIpe - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por EquipeA.com.br