Elefante Paraíso


ORIGEM

 

O híbrido hexaplóide Paraíso Matsuda é resultado do cruzamento do pasto  elefante (Pennisetum purpureum Schum.) com o milheto (Pennisetum glaucum (L.). Este cruzamento agregou a qualidade nutricional do milheto com o potencial de alta produção de forragem do capim elefante. Esse híbrido foi  obtido  através da duplicação de cromossomos por meio de uma substância química denominada Colchicina, que promove o rompimento citoplasmático no momento da meiose, tornando viáveis o cruzamento e obter híbridos superiores, inclusive plantas que produzem sementes viáveis.

      O capim elefante híbrido foi introduzido no Brasil em 1995, pela MATSUDA. Desde esta época diversos trabalhos de pesquisas nas áreas de melhoramento genético, fisiologia vegetal, valor nutritivo da forragem, formas e modos de conservação da forragem, manejo da planta sob cortes e pastejo, adaptação aos diversos solos brasileiros, respostas a vários níveis de nitrogênio, fósforo e potássio e ainda, métodos de utilização da forragem, todos os trabahos foram feitos pelos  técnicos da Matsuda, além de convênios com centros renomados de pesquisas (Universidades Federais, Estaduais e Particulares, Institutos de Pesquisas, etc) e também em propiedades particulares.

 

PLANTIO

 

a) Preparo do solo

 

      Antes do preparo de solo recomenda-se amostragem do solo para análises. Com os resultados procure um técnico capacitado para fazer as recomendações de calagem e adubação, respeitando a exigência do capim elefante Paraíso aos resultados obtidos.

 

      O calcário deve ser aplicado no solo pelo menos 60 a 90 dias antes do plantio das sementes, para que tenha de reagir no solo, neutralizando o alumínio tóxico e elevando o pH. A incorporação deste calcário deverá ser o mais profundo possível. Recomenda-se para esta incorporação o uso de arado ou grade aradora. Para quantidade superiores a 3t/ha, os melhores resultados são obtidos com o parcelamento da aplicação, metade antes da aração e a outra metade depois da primeira gradeação.

 

     O preparo de solo deve ter como objetivo eliminar a vegetação existente, eliminar as ervas daninhas e preparar o terreno para que as sementes germinem e se desenvolvam normalmente. Se houver problemas com compactação, este também deve ser eliminado. Para estas operações diversos equipamentos podem ser utilizados tais como arado, grade aradora, grade niveladora, subsolador, etc.

     O fertilizante fosfatado normalmente utilizado no plantio, pode ser aplicado antes da última niveladora, ou durante o plantio, podendo ser inclusive misturado com as sementes, desde que utilizado no mesmo dia.

b)    Distância entre as linhas de plantio:

A finalidade de uso é que define a distância entre as linhas de plantio:

- se vai ser utilizado como pasto de corte e o corte é mecânico, para fornecer forragem verde picada, para silagem, o espaçamento deve ser de: 0,80 a 1,00m

- se vai ser utilizado como pasto de corte e o corte é manual, para fornecer forragem verde picada, para silagem, o espaçamento deve ser de: 0,50 a 0,70m

 

 

c)    Plantio:

- Plantio mecânico:

 

Pode ser feita com plantadeiras de diversas marcas e modelos, desde que permita uma distribuição uniforme das sementes e a profundidade de plantio não exceda 0,5 a 1,0cm. As sementes podem ser misturadas com fertilizantes fosfatados, desde que a mistura seja utilizada no mesmo dia. Nunca utilizar fertilizantes nitrogenados e potássicos junto com as sementes, no plantio estes nutrientes também não devem estar em contato com as sementes. 

Para facilitar o processo de plantio sugerimos que as sementes ou mesmo a mistura de sementes+fertilizantes sejam colocadas no reservatório de adubo e não na caixa de sementes. Isso facilita o escoamento das sementes durante o plantio.

- Plantio semi-mecanizado:

Esse tipo de plantio é feito com uma plantadeira para distribuir o fertilizante na linha de plantio e em seguida as sementes são semeadas manualmente nos "sulcos" deixados pela plantadeira. Neste caso cuidado com a incorporação das sementes e a profundidade de plantio. A incorporação das sementes pode ser feita manualmente se a área for pequena ou com o rolo compactador se a área for grande.

-    Plantio manual:

O plantio manual é recomendado para áreas pequenas e consiste em estender uma linha no solo para marcar onde será o "sulco" de plantio. Na verdade se for feito um sulco há o risco das sementes ficarem muito profundo no solo comprometendo a sua germinação. Neste processo é importante cobrir as sementes após a semeadura, pode ser feito com os pés ou um rolo compacatador pequeno.



AgroIpe - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por EquipeA.com.br