Humidícola


ORIGEM

 

Cresce de forma nativa na África Equatorial, foi introduzida na Austrália com o no CPI 16707, em 1952, proveniente da Estação Experimental Rietondale, em Petroria - África do Sul. Depois foi levado para Nova Guné, Fiji até chegar ao continente Americano.

 

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS

 

Gramínea perene, estolonífera, de hábito de crescimento semi-ereto a prostrado, os entre-nós superiores medem de 8 a 10cm de comprimento e os inferiores de 2 a 3cm, são glabros e de cor verde claro. As nervuras das folhas carecem de pilosidade. Os estolões são fortes, longos, de cor púrpura e enraízam com facilidade. As folhas são lineares, lanceoladas, semi-coriáceas, com o ápice acuminado. As folhas dos talos têm de 10 a 30cm de comprimento e de 0,5 a 1,0cm de largura. As folhas dos estolões têm 2,5 a 12cm de comprimento e de 0,8 a 1,2cm de largura.

        A inflorescência é terminal, racemosa, com 1 a 4 racemos de 3 a 5cm de comprimento. As espiguetas são uniseriadas, bifloras, alternadas ao largo da raque com pedicelos curtos e medem de 5 a 6mm de comprimento. Tem crescimento estolonífero, com grande número de gemas rente ao solo, o que explica sua tolerância a manejo baixo e intenso, suportando altas cargas animais, apresenta cobertura densa, é agressiva e de difícil consorciação com leguminosas. Recomendamos neste caso o Arachis pintoi, a Java e a Puerária.

 

CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS

 

Apresenta ampla adaptação edafoclimática, desde o nível do mar até 1800m de altitude, regiões com 1100 a 4000mm de chuvas anuais e adapta-se a solos ácidos    , com alta saturação de alumínio e baixa fertilidade. Apresenta bom desenvolvimento em solos úmidos a encharcados.

        Outra importante característica da humidícola é vegetar muito bem no período seco e ser tolerante (hospedeira) a cigarrinha-das-pastagens. O manejo baixo da pastagem desfavorece o desenvolvimento de altas populações do inseto.

        O estabelecimento pode ser feito por semente ou mudas. O estabelecimento por sementes é geralmente muito lento devido à dormência das mesmas. Recomendamos, para minimizar esta situação, um plantio superficial das sementes, porém devem ser incorporadas, para que o aquecimento pelo sol auxilie na quebra da dormência.

        Antes do plantio, recomendamos que as sementes sejam retiradas da embalagem e expostas ao sol, para que esquentem (50oC), em camadas bem finas (como se fosse secar grãos de café) e devem ser revolvidas para que o aquecimento seja uniforme. Deixe o dia todo e depois no final da tarde, devem ser novamente ensacados e armazenados em local fresco e livre de umidade. Repetir esta operação por três dias.  O plantio poderá ocorrer no dia seguinte ou após certo tempo.



AgroIpe - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por EquipeA.com.br