Java


ORIGEM

 

O cultivar Java é uma leguminosa híbrida, de ciclo perene, obtida através do cruzamento artificial de dois cultivares de Macrotyloma axillare, realizado em 1999.

        Foram cruzados em ambiente controlado, em casa-de-vegetação, os cultivares Archer e Guatá. O primeiro foi lançado comercialmente na Austrália, país que possui uma grande área árida e o segundo cultivar, o Guatá, é um lançamento do Instituto de Zootecnia (IZ) de Nova Odessa-SP.

        Este Instituto colaborou com o desenvolvimento deste cultivar, conhecido mundialmente pela sua grande colaboração à pecuária paulista e brasileira, que no ano de 2005 comemorou o seu centenário de fundação.

        Deste cruzamento foram selecionados indivíduos superiores, ou seja, plantas com as melhores características morfo-agronômicos. Desta seleção, deu-se início a produção de linhagens ou progênies puras dos genótipos superiores.

        Nos anos de 1999 e 2000 foram estabelecidas parcelas experimentais em Álvares Machado-SP, Mirante do Paranapanema-SP e Jateí-MS, para avaliação das linhagens selecionadas.

        O IZ auxiliou na avaliação de fixação de nitrogênio e da necessidade de Bradyrhizobium específico para este cultivar. Avaliou ainda o comportamento da Java em presença de nematóides, fungos, bactérias e insetos.

 

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS

 

A Java é uma planta perene, herbácea, trepadora volúvel, com ramos de fina pubescência, folhas trifoliadas, com folíolos elípticos de 6,1cm de comprimento e 3,5cm de largura, de aparência carnosa e levemente pubescênte em ambas as faces, pecíolos de 5,2cm, pubescentes, folhas com estípolas e estipelas.

        A inflorescência é racemosa com flores de cor amarela pálida esverdeada pedunculada tendo 2 a 6 por inflorescência, com cálice pubescênte, estandarte oblongo e auriculado na base com 13mm de comprimento e 10mm de largura, asas tão longas quanto a quilha com cerca de 12cm de comprimento, vagem de 3 a 5cm por 6 a 8mm de largura com pubescência e contendo 7 a 8 sementes de 3 a 4mm de comprimento por 2,5mm de largura.

 

CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS

 

Planta adaptada a clima tropical e subtropical com precipitação acima de 900mm anuais, sensível a geada, recuperando-se bastante bem após a ocorrência da mesma.

        Outra característica importante desta leguminosa é sua boa adaptação a solos de baixa fertilidade, arenosos e ácidos, porém responde muito bem a adubação e em solos de boa fertilidade.

        Apresenta palatabilidade média a baixa, fator que auxilia na persistência da leguminosa, principalmente em associações com gramíneas e cresce em qualquer tipo de solo, desde que bem drenados.

        Tolera bem a seca e responde a adubação de fósforo e potássio. Planta bastante vigorosa e agressiva, produz flores e sementes durante todo o ano, concentrando o florescimento em junho.

        As vagens são deiscentes e elásticas e na maturação "atiram" as sementes às distâncias consideráveis (até 1m), promovendo uma expansão natural do cultivar na área. O potencial de produção de sementes é em torno de 350 a 500 kg/ha/ano.

        A Java produz mais biomassa que o cultivar australiana Archer (5 a 6t/ha/ano), sendo mais tolerante a ataques de nematóides. Outra importante característica desta leguminosa é a sua classificação como promíscua para Bradyrhizobium, isto é, utiliza-se de qualquer bactéria do solo para fixar nitrogênio. 



AgroIpe - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por EquipeA.com.br