MG-5 Vitória


ORIGEM

 

  Em 1996 a Matsuda iniciou o trabalho de avaliação e seleção de alguns acessos do Banco de Germoplasma de Brachiaria do CIAT (Centro Internacional de Agricultura Tropical), realizando ensaios e seleção destes materiais em diversos locais do Brasil.

    O primeiro resultado desta seleção foi o cultivar MG-5 Vitória de Brachiaria brizantha, que nos acessos do CIAT tem o número 26110.

    Este material foi coletado por Keller-Grein do CIAT, em convênio com a ISABU (Instituição Nacional de Pesquisa de Burundi) da África, entre as cidades de Bubanza e Bukinanyama, no estado de Cibitoke / Burundi, nas coordenadas 020 53' S e 260 20' W na África.

    Este local está localizado a 1510m acima do nível do mar com uma precipitação média anual de 1710mm de chuvas.

 

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS

 

Este cultivar é uma gramínea perene, poliplóide de reprodução apomítica, pode ser pentaplóide segundo alguns trabalhos realizados, isto é, com cinco conjuntos de cromossomos, diferente do Marandu e MG-4 que são tetraplóides. Este conjunto a mais de cromossomo pode conferir a este cultivar excelente vigor vegetativo e alta produtividade.

Crescimento entouceirado com talos prostrados que podem se enraizar quando em maior contato como o solo, pode atingir até 1,60m de altura, as folhas são lanceoladas com pouca pubescência, com inflorescência em forma de panícula que mede de 40 a 50cm e geralmente com 4 racemos.

 

CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS

 

A MG-5 Vitória possui uma ampla adaptação edafoclimática e pode ser recomendada para regiões com 4 a 5 meses de seca e regiões com precipitações de mais de 3.000 mm anuais.

        Mesmo que adapte a solos ácidos e arenosos, este cultivar apresentou as melhores produções em solos de média a alta fertilidade, vegeta muito bem em solos arenosos e possui boa adaptação a solos de má drenagem. Durante as secas apresentaram mais folhas verdes que as cultivares Marandu e MG-4 de B. brizantha.

        A rebrota após o pastejo da cultivar MG-5 Vitória superou a rebrota da Brachiaria brizantha cultivar Marandu.

        Uma das características mais importante deste cultivar, além de apresentar ciclo mais tardio, é a boa produção de matéria seca. Em experimentos realizados, foram obtidos os seguintes resultados:

 

QUADRO 01: Avaliação da produção de forragem (matéria seca), em quatro locais, de Brachiaria brizantha cv. MG-5 Vitória, nos períodos de seco e de chuvas. Os cortes foram realizados a cada 7 e 4 semanas respectivamente.

* Cortes a cada 4 semanas       ** Cortes a cada 7 semanas

 
QUADRO 02: Resultado de análise bromatológica de diversas avaliações realizadas, em diferentes épocas do ano, na matéria seca, do cultivar MG-5 Vitória.
 
 
QUADRO 03: Resultado de avaliação na fazenda MG, em Mirante do Paranapanema-SP, de ganho de peso de animais de engorda pastejando a MG-5, durante o período chuvoso e seco.
 


AgroIpe - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por EquipeA.com.br